Cerimónia de Abertura, Jogos Olímpicos, Pequim 2008



 

Ai está mais uma edição (29ª) dos Jogos Olímpicos, sendo estes realizados na República Popular da China.

 

O evento propriamente dito começou no passado dia 6 e termina a 24 do presente mês de Agosto, a cerimónia de abertura foi feita no dia 8 de Agosto de 2008 às 8:08pm (08-08-08 08:08pm), fuso horário Chinês, pois aqui por Portugal eram 13:08.

 

 

Nesta edição estão representados 204 países, entre os quais obviamente está Portugal, sendo o pais de todos nós, composto por uma delegação de 78 atletas, repartidos por variadíssimas modalidades.

 

 

 

Provavelmente os mais conhecidos sejam (para mim é claro):

 

- Telma Monteiro (uma pequena curiosidade em relação a esta jovem, faz anos no mesmo dia que eu ^_^''); a Telma Monteiro irá competir na modalidade de Judo, categoria -52kgs;

 

- Francis Obikwelu: 100 e 200 metros;

 

- Naide Gomes: salto em comprimento;

 

- Rui Pedro Silva: 10.000 metros;

 

- Nélson Évora: Triplo Salto;

 

- Vanessa Fernandes: triatlo;

 

 

Nestes talvez residam as maiores esperanças lusas da conquista de algumas medalhas, nas modalidades de Tiro e Vela também temos alguns campeões.

 

 

Todos os restantes também merecem destaque, visto já ser uma grande vitória estar presente nestes jogos, podem consultar este link para ver a listagem completa e actualizada. Peço desculpa pela minha ignorância, mas a larga maioria não conheço :)

 

 

 

Não tive a oportunidade de ver em directo a cerimónia de abertura, porém a RTP passou em diferido.

 

E que cerimónia de abertura! De cortar a respiração a todos os níveis, foram ali empregues milhares e milhares de horas de prática e planeamento.

Muito bom mesmo, tanto a nível coreográfico, como de fogo de artificio, musica, precisão, tudo preparado ao pormenor, 5 estrelas!

 

Foram retratadas várias partes da história do país que Chin outrora unificou, passando pela escrita; ópera e musica tradicional chinesa; Tai Chi (espectáculo!!!); os Guerreiros de Terracota; a grande Muralha da China; o papel; a impressão; a pólvora; a rota da seda; etc, etc.

 

 

Como nem tudo é perfeito, e de sonho só mesmo a cerimónia de abertura. Estes Jogos também ficam marcados pelos vários protestos um pouco por todo o mundo, mas com mais incidência no Tibete, confrontos que duram há já alguns meses.

 

 

Fica aqui um pequeno vídeo da cerimónia, vamos ver quanto tempo aguenta até alguém se queixar ao Youtube :), assim que encontrar algum melhor vou actualizando este post.

 

 

Só me resta desejar boa sorte a toda a comitiva Portuguesa e que sejam uns Jogos Olímpicos "limpos", não no sentido dos níveis de poluição que assolam a China que inclusive levou a que vários atletas tenham desistido de participar ou o horário de algumas provas terá de ser alterado consoante as medições do poluimento aéreo, mas Jogos limpos no aspecto do doping.

 

 

 

Força Portugal!

 



Subscrever Feed Subscrever E-mail



/

0 comments: